Prezados Caprinocultores,
Em mais uma atividade de fortalecimento da caprinocultura brasileira, a ABCC consciente da necessidade de melhorar e ampliar a base genética dos rebanhos nacionais está iniciando as ações técnicas e administrativas necessárias para realizar importações de diversas formas de germoplasma caprino dos Estados Unidos e de alguns países europeus.
Atendendo consultas e solicitações de vários associados desde o mês de abril, a Diretoria e o Superintendente do Serviço de Registro Genealógico vêm tratando com as autoridades competentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento as alternativas para viabilizar as importações desse país.
A situação neste momento é que estão autorizadas sem restrições as importações de sêmen e embriões.
Em relação a animais vivos por motivos sanitários (scrapie) o MAPA autoriza a importação de uma relação de propriedades (aproximadamente 50) consideradas livres de Scrapie.
Com o objetivo de poder analisar as informações dos rebanhos dessas propriedades consideradas livres, ontem solicitamos às autoridades da Sanidade Animal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a relação atualizada desses estabelecimentos.
Ciente da responsabilidade que assumimos com estas atividades de importações, tem certeza que a forma tecnicamente correta e mais administrativamente responsável de realizar estas importações é enviar um profissional da ABCC para realizar as vistorias dos rebanhos.
Assim estaremos formando um portfólio de genótipos por raça e sexo que possam ser importados como sêmen, embriões e/ou animais vivos dos estabelecimentos autorizados e disponibilizar o mesmo para nossos associados para que façam suas demandas.
Assim, para realizar um cadastro inicial de interessados solicitamos a todos os caprinocultores que desejem participar deste processo que no menor prazo possível se comuniquem com a ABCC, informando: