Prezados Caprinocultores,
Em mais uma atividade de fortalecimento da caprinocultura brasileira, a ABCC consciente da necessidade de melhorar e ampliar a base genética dos rebanhos nacionais está iniciando as ações técnicas e administrativas necessárias para realizar importações de diversas formas de germoplasma caprino dos Estados Unidos e de alguns países europeus.
Durante os últimos dois meses temos recebido a demanda de vários criadores para consultar às instituições e empresas espanholas e portuguesas sobre a possibilidade de importar genética das raças Murciana Granadina e Serrana.
Nas consultas realizadas junto ao MAPA fomos informados que o protocolo sanitário com esses países atualmente autoriza a importação de sêmen. Porém que se a ABCC realiza a solicitação poderá se incluída a opção de embriões.
Para isso já mantivemos contatos com a Associação Espanhola de Criadores de la cabra Murciana Granadina –ACRIMUR- e da empresa especializada em Biotecnologia da reprodução Animal que da suporte técnico-científico á mesma. Informaram-nos que tem interesse e condições em disponibilizar sêmen convencional bem como sexado.
A empresa de Biotecnologia nos informou que além das raças consultadas tem condições de colocar no Brasil sêmen e embriões de todas as raças dos países da Comunidade Europea.
Para ter uma ideia mais real da possível demanda de genética europea solicitamos que à maior brevidade possível os interessados informem à ABCC: